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Cerâmica
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SOBRE O CURSO
O curso de Cerâmica é voltado para jovens e adultos que desejam atuar no segmento de cerâmica, em especial na fabricação de telhas, tijolos e demais artefatos cerâmicos. O curso dá uma visão geral sobre os processos produtivos cerâmicos e de ensaios. O curso visa introduzir o aluno nesta profissão onde atualmente 90% das empresas de cerâmica vermelha são micro e pequenas empresas. As empresas de pequeno porte são responsáveis por mais de 54% dos empregos formais, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Além disso, as micro e pequenas empresas respondem por cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Hoje, a indústria cerâmica tem participação da ordem de 1% do PIB brasileiro com aproximadamente 5.000 empresas, a maioria micro-indústrias, que empregam 110.000 trabalhadores. O estado de São Paulo conta com 21% das indústrias e emprega 24% dos trabalhadores da indústria cerâmica no Brasil.
INTRODUÇÃO. Breve histórico da cerâmica; definição de cerâmica; classificação das cerâmicas; materiais refratários; materiais abrasivos; cerâmica de alta tecnologia.
ARGILAS E SILICATOS. O que é argila; formação geológica das argilas; tipos das argilas; impurezas das argilas e suas influências; propriedade das argilas.
PROCESSO PRODUTIVO. Etapas do processo produtivo; extração das matérias-primas; o que é sazonamento; preparação da massa; técnicas de prensagem e extrusão.
PROCESSO PRODUTIVO - CONFORMAÇÃO DAS PEÇAS. Técnicas de secagem (natural e artificial); cozimento e queima de peças em cerâmica; sistema de resfriamento das peças; esmaltação; monoqueima.
PROCESSO PRODUTIVO - CONTROLE DE QUALIDADE. O que é o controle de qualidade; ferramentas do controle de qualidade; estocagem das cerâmicas; estocagem de telhas em cerâmica; transporte das peças.
PROCESSO PRODUTIVO DA CERÂMICA VERMELHA. Processo produtivo da cerâmica vermelha; máquinas e equipamentos utilizados; fila de espera e secagem das peças; verificação das características físicas das peças.
ENSAIOS CERÂMICOS I. Ensaios cerâmicos; amostragens preliminares e extensivas; processo de quarteamento.
ENSAIOS CERÂMICOS II. Análise granulométrica; reações de precipitação seletiva e de complexos de corantes; análise mineralógica; análise térmica; retração linear; tensão de ruptura.
AMOSTRAGEM PARA USO TECNOLÓGICO. Métodos de amostragem de argilas para uso tecnológico: Amostragem Preliminar; Amostragem de Jazidas ou Cortes de Estrada; Amostragem em Várzea; Amostragem de Argila "Bruta" já extraída e Formação da amostra.
ENSAIOS DE BLOCOS. Interpretação dos ensaios de blocos cerâmicos: Identificação do fabricante, Características geométricas, físicas e mecânicas e dimensões de blocos cerâmicos de vedação.
ENSAIOS DE TELHAS. Interpretação dos ensaios cerâmicos de telhas: identificação do fabricante, sonoridade, retilineidade e planaridade, massa, tolerância dimensional, unidade de comercialização, dimensões efetivas, rendimento médio e ruptura à flexão.
TÉCNICAS DE PESQUISAS. Definição e tipos de várzea; conceito e métodos de pesquisa; planejamento da lavra; conceito e métodos de extração e definição métodos e exemplos de homogeneização.
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Na Fonte Cursos sua satisfação é garantida ou devolvemos todo o seu dinheiro. Você pode fazer o curso por 07 dias e chegar até 30% e se não gostar do curso, nós devolvemos o seu dinheiro.
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O cálculo da carga horária leva em conta que uma aula equivale a três horas. Isto porque são de 30 a 40 minutos de conteúdo denso, sem interrupções, que carece de pausas para anotações e de repetições de alguns trechos, mais uma apostila para leitura ou atividades extras e exercícios de fixação que são realizados após o término da aula.
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Os Cursos Livres (que após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico) caracterizam-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior. Fonte: Secretaria de Educação de São Paulo
A Constituição Federal em seu artigo 205, “caput”, prevê que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade. Nosso portal age conforme permissivo legal, isto é, com o intuito de incentivo educacional, de acordo com a Constituição Federal em seu artigo 205, que prevê que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade, defendida também pelo artigo 206 da nossa Carta Magna, que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.
São normatizações legais de nossos cursos livres ainda, o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.
O certificado de conclusão tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins. Por isso, destacamos que NÃO é um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.
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